6 dicas para passar uma semana sem gastos

  Passar uma semana sem gastar nada pode ser um desafio e tanto para muitas pessoas – mas estas dicas podem deixar o desafio muito mais proveitoso.

(Foto: Reprodução)

Pergunta para quem não está em um aperto financeiro: você conseguiria passar uma semana (ou um mês) sem comprar nada além do indispensável? Talvez o desafio soe difícil demais – ainda mais quando a gente está acostumado a comprar um doce depois do almoço ou a sair todo fim de semana. Mas acredite: essa ideia é uma ótima forma de repensar as coisas de que você realmente precisa e de mudar hábitos que não são legais. Tanto para quem realmente está no vermelho quanto para quem apenas quer juntar um dinheirinho. Anote as dicas e vem economizar:

Calcule os gastos indispensáveis
Antes de começar seu período econômico, coloque na ponta do lápis todos os seus gastos semanais (ou mensais; depende do período que você quer ficar sem gastar). Separe o que indispensável (contas como água e luz, comida, remédios e tudo mais de que você realmente precisa) do dispensável (você realmente precisa comprar um pacote de biscoitos toda vez em que vai ao mercado?). É importante entender que não é para se privar de todos os seus prazeres, e sim buscar alternativas econômicas para eles.
Deixe a carteira para trás
Sim, às vezes é difícil resistir aos pequenos impulsos. Uma forma prática de fazer isso é deixando a carteira em casa quando for dar um passeio no shopping. Assim, você só olha as vitrines mesmo.
Faça comida em casa
Aproveite para se aventurar na cozinha durante o período econômico. Em vez de sair para comer, chame as pessoas para jantarem em casa. Se você recebe vale-refeição, ainda pode aproveitar para reaproveitar esse dinheiro levando marmita para o trabalho.
Use o que você já tem
Ficar um tempo sem gastar é a oportunidade para usar a criatividade. Em vez de comprar roupas novas, por exemplo, veja como reaproveitar as velhas de um jeito diferente. É nessas situações que você encontra uma peça esquecida no seu armário. Conheça a história da personal organizer que ficou um ano sem comprar. Inclusive, isso vale para a cozinha também: em vez de ir todo dia na padaria, por que não encontrar um novo cardápio para o café da manhã?
Encontre novos passeios
Aproveite para redescobrir o lugar onde você mora. Procure pelas opções de lazer gratuitas da sua cidade (o nosso site tem várias dicas), chame amigos para ver filmes em casa, faça caminhadas em parques ou até vá admirar vitrines sem a tentação do cartão de crédito na carteira.
Ocupe o seu tempo
É hora de colocar a sua lista de afazeres em dia: reorganizar um cômodo, limpar uma gaveta, consertar algo. Isso tira a sua mente da ideia de sair de casa para gastar dinheiro à toa.
Por: Catraca Livre





Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia que a mulher mais alta do Brasil é paraense? Conheça

Belém ganha nova Agência de Namoro e Matrimônio

Após injetar cimento, transexual recupera feições com procedimento