DESTAQUES

terça-feira, 14 de agosto de 2018

CORAÇÃO: A perfeita máquina humana



  Assim como de todos os mamíferos, o coração humano é formado por 4 cavidades e apresenta como função primordial garantir que o sangue seja enviado para todas as partes do nosso corpo.
  O que falar desse órgão tão importante para todos nós e de onde os melhores e mais belos sentimentos são sentidos...

  Vejamos agora alguns fatos sobre ele, o coração!

*Todos os dias o coração humano gera energia capaz de abastecer um caminhão por 30 quilômetros, se contar a energia gerada a vida inteira,daria para ir até a lua e voltar à terra.

*O coração da mulher é um pouco mais acelerado do que o do homem e em 1 minuto contam-se,em media, 8 batidas a mais.

*O coração gera seu próprio impulso elétrico, independentemente da função cerebral. Isso faz com que ele consiga continuar batendo fora do corpo humano, desde que haja um suporte de oxigênio. É isso que viabiliza o transplante do órgão.

*O horário de maior incidência de ataques cardíacos é das 6 da manhã até o meio-dia. Ao despertar e iniciar as atividades do dia, a pressão arterial de todas as pessoas aumenta. O fato é comum e conhecido, para pessoas hipertensas, esta ascensão da pressão pode provocar infartos fatais. Em torno de 40 a 60% dos pacientes infartados sofrem de hipertensão.

*O coração de um homem adulto é do tamanho de um punho fechado e pesa apenas 340 gramas. É dividido em 4 partes: 2 átrios, que recebem o sangue das veias; 2 ventrículos, que impulsionam o sangue para dentro das artérias.

*Em um minuto, o coração lança 5 litros de sangue no corpo; em uma hora, são 400 litros. O órgão faz dois movimentos: sístole e diástole.

  A sístole, que é uma espécie de contração, é responsável pela distribuição do sangue. Na diástole, o coração descansa. Que ao descansar coração, tu possas purificar os sentimentos das pessoas e que elas permitam que o amor faça morada em ti.

  Esses dias eu, essa pessoa que vos escreve, analisei algumas das avançadas tecnologias disponíveis em nossa vida; cheguei a uma conclusão. Talvez seja apenas uma conclusão romântica demais, talvez, mas ainda assim, uma conclusão.

  O que faz as pessoas perderem incontáveis dias, horas,meses e até anos obcecadas em novas descobertas revolucionárias e novas tecnologias,nada mais é do que paixão, um coração apaixonado.
Nada de ciência, talento ou vontade de fazer melhor, pois por trás de muitas das pequenas funções ou facilidades de um aplicativo ou site, se esconde uma paixão.

  Os verdadeiros sentimentos fazem esse mundo ir para frente. Com coração acelerado, mãos suadas, o rosto corado, pernas bambas e risos à toa. Não, eu não tenho nenhuma prova científica disso, mas quem de nós, nunca mudou algo em sua vida, seja o jeito de se vestir "apenas" por estar apaixonado por alguém?

  Quem nunca começou a ouvir aquela canção que nem conhecia, pois te lembrava esse alguém?
Pois bem queridos leitores, quando encontrar esse alguém que fará seu coração parar de funcionar por alguns breves segundos ou bater acelerado a ponto de sua respiração ficar ofegante, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.

Um grande abraço e cuidem bem do coração de vocês!


Nenhum comentário: