BOO! Você tem medo de Halloween? Venha comigo conhecer esse mundo de fantasias,sustos e travessuras.

É na noite do dia 31 de outubro que um dos mais famosos feriados do mundo é comemorado: o Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas.Na realidade, Halloween é o “fast mode” da expressão “All Hallows’ Eve”, que significa “noite de todos os santos”.

*Origem do Halloween

Acredita-se que a maioria das tradições de Halloween tenham se originado nos antigos festivais celtas chamados Samhaim, que marcavam a passagem de ano e a chegada do inverno. Para os celtas, o início do inverno representava a aproximação entre o mundo e o “Outro Mundo”, onde vivem os mortos.

A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos, onde a data é considerada feriado.

*No Brasil 

No Brasil, o Halloween é marcado principalmente por festas à fantasia e por decorações em bares, lanchonetes e outros estabelecimentos, que adotam a temática de monstros, vampiros, bruxas,grande parte da tradição de Halloween no Brasil é influenciada por cursos de idioma que promovem a data como forma de inserir os alunos na cultura dos países de língua inglesa.

 SÍMBOLOS DO HALLOWEEN

A Abóbora

Segundo a lenda, as almas dos que morrem ao longo do ano voltam para tomar os corpos dos vivos no ano que se inicia. Um dos rituais mais marcantes da festa são as fogueiras acesas nas casas durante as comemorações. Os vivos que não querem ser possuídos apagam o fogo para que o local pareça ser frio e indesejado, além de se vestirem com fantasias de criaturas assustadoras e desfilarem na vizinhança para afugentar os espíritos que vagavam.

Abóboras e as velas:As abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria, já as velas, servem para iluminar o caminho dos espíritos. 

Segundo a lenda, Jack era um homem que gostava muito de beber e em uma noite de exageros, ele se encontrou com o diabo e o aprisionou em vários lugares, até o dia em que morreu por conta da bebida. De tanto humilhar o diabo em vida, sua entrada no céu e no inferno foram negadas e a partir daí, sua alma vagava pelo mundo, até ele começar a utilizar as abóboras iluminadas para fugir da escuridão.

O Caldeirão

Representa sorte, amor e evolução. Muitas tradições dizem que ao ver um caldeirão precisam atirar uma moeda ou mensagens escritas com pedido de paz para aqueles que já morreram.

Doces ou travessuras

Dentre as atividades mais comuns encontra-se a prática norte-americana do “doce ou travessura” (trick or treat, em inglês).

A brincadeira, que surgiu nos Estados Unidos, consiste em andar fantasiado pela vizinhança e bater de porta em porta dizendo a tal frase à espera de receber doces, caso contrário é feita uma travessura a quem negar dar guloseimas.

O gato preto

 Os gatos pretos – Símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Universo e para outras pessoas os gatos pretos, surgem em decorrência da sua associação à maldição e ao azar.

Vassouras

Segundo as lendas levadas pelos colonizadores aos Estados Unidos, as bruxas participavam de comemorações realizadas pelo diabo, que aconteciam em 30 de abril e 31 de outubro.

Vassouras

Além de ser o famoso meio de transporte das bruxas, ela também representa o poder feminino, tendo a capacidade de limpar tudo aquilo que traz negatividade para a vida, como por exemplo pensamentos ruins e eletricidade.

As aranhas

As aranhas representam o destino e o fio que tecem suas teias, o suporte para seguir em frente.

Os morcegos

Conjuntamente o morcego e o vampiro fazem parte das festividades de Halloween, sendo assim um dos seus principais símbolos.

A estes é atribuído um aspecto igualmente assombrador. Associa-se com tudo o que for relativo ao noturno, em especial as trevas e ao sombrio. 

É isso pessoal,comemorando ou não o Halloween,que tenhamos todos respeito pela cultura seja de qual país for e muito cuidado nessa noite,pois as bruxas,os zumbis em busca de vingança e todos os seres da noite estarão à solta.

Feliz Halloween e aceito os doces na minha casa,um abraço!

Amor,Gratidão e fé.

Débora Barroso

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia que a mulher mais alta do Brasil é paraense? Conheça

Belém ganha nova Agência de Namoro e Matrimônio

Após injetar cimento, transexual recupera feições com procedimento