DESTAQUES

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Folha de louro é muito mais que um tempero para o feijão


Foto: Pixabay/fotos gratis
É bem possível que você use a folha de louro para preparar feijão, mas não deve conhecer todos os benefícios que essa planta traz. De origem mediterrânea, a Laurus nobilis lauraceae (nome científico da folha de louro) é usada há muitos anos para fins medicinais e como tempero em diferentes culinárias.
Ela auxilia na produção de bile pelo fígado (fluido que atua na digestão da gordura e na absorção de nutrientes) e também estimula a atuação de enzimas digestivas. A folha de louro também é uma fonte incrível das vitaminas A e C, minerais como potássio e selênio e antioxidantes.
A folha de louro também pode atuar como anti-inflamatório, pois possui o composto eugenol - que, inclusive, é usado em medicamentos com essa finalidade. Além disso, tem propriedades analgésicas, ajudando a amenizar dores de cabeça, articulações, cólicas menstruais e por aí vai.
Fluxo menstrual
Já para quem tem um fluxo menstrual muito irregular, a folha de louro também pode ser uma grande aliada. Isso porque essa planta possui propriedades que estimulam o útero e, assim, conseguem liberar o fluxo menstrual com mais facilidade.
Outro ponto positivo da folha de louro é que ela também atua como diurético, hidratando o organismo, combatendo inchaços e a retenção de líquidos. Por conta de suas propriedades diuréticas, a folha de louro também estimula o funcionamento do sistema urinário.
Chá de louro
Muitas pessoas gostam de tomar um chazinho para relaxar a mente. A folha de louro, por exemplo, consegue surtir um efeito calmante, mas sem causar sonolência. Por isso, é perfeita para quem está passando por um período que precisa relaxar sem perder o foco.
Tempero
Ela pode ser utilizada no preparo de massas, caponatas, pastinhas, sopas e carnes, concedendo nutrientes e sabor aos pratos.

Fonte: Estadão Conteúdo

Nenhum comentário: