Ensaios para o Auto do Círio 2018 começam nesta segunda-feira em Belém

  Este ano, o Auto do Círio que acontece no dia 12 de outubro, leva às ruas da Cidade Velha o tema "Maria – Diversidade do Amor”.

(Foto: Reprodução)
Os ensaios para o espetáculo O Auto do Círio, evento tradicional de encenação que percorre as ruas do bairro da Cidade Velha, em Belém, no mês de outubro iniciam nesta segunda-feira (24). As inscrições para quem deseja participar do evento seguem até a próxima sexta-feira (28), na secretaria da Escola de Teatro e Dança da UFPA. Os ensaios para o evento serão realizados na Aldeia Cabana, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira, a partir do desta segunda.

Este ano, o Auto do Círio leva às ruas da Cidade Velha o tema "Maria – Diversidade do Amor”. Segundo a coordanção o evento, o tema de relevância se alinha com as ações da Universidade neste ano e assim pluraliza as ações do projeto para além do cortejo de homenagem.

“A diversidade, tema em foco, possibilita a visibilidade das realidades plurais que a comunidade artística paraense, bem como nacional, constroem e experimentam em seu dia-a-dia. Trazer isto, em nossa homenagem, reforça a necessidade de uma atenção especial para nossas etnias, culturas, religiões e afetos distintos”, explica a coordenação do evento.

Tradição

O Auto do Círio é um espetáculo realizado, anualmente, há 25 anos, na sexta-feira que antecede o Círio de Nazaré. Este ano, o evento será realizado no dia 12 de outubro, às 19h. Durante o cortejo dramático, apresentam-se diversas performances teatrais, de dança e de música.

A construção do espetáculo envolve, na sua produção, atividades como a montagem, a estrutura de palco, a iluminação, a estrutura de som, além da encenação de estações. O espetáculo é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial atrelado à Festa do Círio de Nazaré e como atração artística e turística do Pará.

A concentração e saída do cortejo dramático será na Praça do Carmo, na Cidade Velha, passará pela Igreja da Sé e terminará seu percurso na Praça Dom Pedro II, entre os Palácios Lauro Sodré e Antônio Lemos. Além das tradicionais paradas, chamadas de estações, serão realizadas, também, pequenas paradas com cenas no percurso.

Serviço:

início dos ensaios: 24 de setembro a 05 de outubro – Aldeia Cabana 
08 de outubro a 11 de outubro – Praça do Carmo 
Hora: 19h às 22h

Inscrições: até 28 de setembro. 
Local: Escola de Teatro e Dança da UFPA (Travessa Dom Romualdo de 
Seixas, 820 - Umarizal - Belém – Pará).

Com informações de G1 Pará.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia que a mulher mais alta do Brasil é paraense? Conheça

Belém ganha nova Agência de Namoro e Matrimônio

Após injetar cimento, transexual recupera feições com procedimento