FATOS & CURIOSIDADES: Hamza - O misterioso rio subterrâneo


Em 2001, cientistas descobriram um rio subterrâneo que corre abaixo do rio Amazonas. Batizado de rio Hamza, ele tem 6 mil Km de comprimento e está a 4 mil metros de profundidade. Sua vazão é de 3 mil m3/s, maior que a do Rio São Francisco, que corta Minas e o Nordeste.

Antes de chegar ao Oceano o rio ultrapassa as regiões do Amazonas e Solimões. Conforme as análises coletadas por especialistas a água segue ao mar com movimento que atinge cerca de 150 km no limite oceânico.



Para chegar à descoberta, a doutoranda Elizabeth Pimentel, sob coordenação de Hamza, analisou a temperatura da água em poços da Petrobras. A variação, observada entre as décadas de 70 e 80, foi o ponto inicial para a teoria de que o Rio Hamza pode ser o maior subterrâneo do mundo. Outro fator impressionante na descoberta é o fato de que as margens do curso dágua têm 400 km, a mesma distância que separa as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

A importância de encontrar Hamza reside na possibilidade de encontrar outros sistemas de rios similares em outras partes do planeta. Os cientistas especulam que, quando há um rio quase paralelo à Amazônia, esse fenômeno pode ser repetido em outros lugares,não é por acaso que o Amazonas tem a maior bacia hidrográfica do mundo.

Os especialistas explicam que o Hamza não é um aquífero, onde as águas permanecem apenas armazenadas, sem movimento, o rio subterrâneo se movimenta e influencia os ambientes por onde passa.



É realmente muito importante essa descoberta,pois dependemos de água para nossa sobrevivência e com certeza esse rio é mais um de tantos ainda a serem descobertos e que saibamos cuidar e preservar não somente o Hamza, mas todo o nosso planeta com suas florestas, montanhas, rios, oceanos e tudo mais que aqui existe e que tanto nos ajuda e muitos de nós destruímos pela ganância.
Mais conscientização, mais amor,mais sabedoria para fazer do nosso mundo um lugar bom para nossos filhos e os filhos deles.

Amor, Gratidão e fé.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia que a mulher mais alta do Brasil é paraense? Conheça

Belém ganha nova Agência de Namoro e Matrimônio

Após injetar cimento, transexual recupera feições com procedimento