FATOS & CURIOSIDADES: O desastre de Chernobyl



Na madrugada de 26 de abril de 1986, uma série de explosões na usina de Chernobyl, na cidade de Pripyat, antiga República Socialista Soviética da Ucrânia, lançou na atmosfera um volume de partículas radioativas 100 vezes maior que o liberado pela bomba atômica de Hiroshima, no Japão, após a Segunda Guerra Mundial.



A nuvem tóxica matou centenas de pessoas, deslocou milhares de outras e transformou a área no centro da Europa em um lugar absolutamente hostil à vida. A usina havia sofrido uma sobrecarga de energia durante um teste de capacidade.

O sistema de resfriamento parou de funcionar, o que gerou um superaquecimento do núcleo, que atingiu temperaturas muito quentes.Mas o pior ainda estava por vir. Os moradores tinham sido expostos a doses altas de radiação que poderiam alterar a composição do sangue e provocar diversos tipos de câncer.



A maioria dos soldados que participou das missões de emergência morreu por causa da exposição à radiação e os primeiros jornalistas a chegar no local para fazer a reportagem também foram as primeiras vitimas.

Autoridades dizem que pode demorar até 100 mil anos antes que o local esteja completamente livre da radiação. Felizmente, mesmo diante do legado tóxico do desastre nuclear, é possível encontrar sinais de esperança. Em estudo recente publicado na revista científica Current Biology, cientistas relatam que vida selvagem ressurge triunfante no local, que em muitos pontos se assemelha a uma reserva natural espontânea, repleta de alces, aves, veados, javalis e lobos. E eles estão absolutamente maravilhados de ver como a natureza se mostrou resiliente ao desastre.



É assim que a natureza mostra toda a sua força,após uma tragédia como esta,a vida voltou a renascer e colocar tudo em seu lugar e cabe a nós saber cultivar e cuidar,até mesmo em meio as pedras nasce flor e em lugares secos, manter viva a natureza depende muito de quem cuida dela e sabendo amar tudo florescerá sempre mais belo e mais forte.
Fotos: Reprodução.

Amor, Gratidão e Fé.







Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia que a mulher mais alta do Brasil é paraense? Conheça

Belém ganha nova Agência de Namoro e Matrimônio

Após injetar cimento, transexual recupera feições com procedimento