FATOS & CURIOSIDADES: Palavra chave - Leitura, Conhecimento e Aprendizado


Antes de começar a publicação de hoje,quero dizer que a paixão pelos livros,pela música me trouxe aqui. Ler me leva à lugares que nunca pude estar fisicamente e ao mesmo tempo é como se fato eu estivesse em cada um deles,vivendo as aventuras,os amores e aprendendo a ser criança outra vez com os contos infantis.

Venham comigo conhecer a importância da leitura,do saber através dos livros,revistas,gibis,pois o importante não é o que você lê, é o que você aprende lendo.Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.

O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso.Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade. Ler enriquece o vocabulário, dinamiza o raciocínio e a interpretação, permite àquele aluno e hábil leitor estar a frente de seus colegas ao escrever uma redação para algum concurso, expor conhecimento de mundo, sair-se bem nas conversas,estar apto para falar sobre assuntos diversos,ser crítico e ter argumentos convincentes.

Não há quem reclame de um livro de mil páginas quando a leitura é prazerosa e envolvente.
Ler é a melhor forma de construir um cidadão com opiniões bem formadas e ciente do mundo que o cerca. Ler é viver outras vidas além da sua, é transpor-se, é transbordar-se de palavras e, ainda assim, achar pouco.

A leitura é importante para aprimorar nossas próprias idéias. A literatura é uma das artes mais antigas da humanidade, e aprimorar o conhecimento é uma atitude que depende da leitura. Ler livros nem sempre foi uma atividade comum, o saber da escrita e leitura em épocas remotas era concedido à pessoas da corte. Entretanto, nem todos tinham acesso ao privilégio da leitura, que em casos do barroco por exemplo, era visto como algo banal para a reforma cristã.

Todavia, hoje o benefício da leitura é acessível em todo Brasil, por meio de bibliotecas públicas que auxiliam pessoas de baixa renda em ter acesso ao conhecimento. Contudo, o maior problema é que muitas pessoas da nossa sociedade atual não exercem interesse para com a leitura, provavelmente o maior problema desta perda do foco à leitura, seja a fraca educação pública.
O que incentiva a leitura é uma base de educação reforçada, e não recursos literários públicos. Pois, caso o incentivo de leitura seja acessível como bibliotecas são, as pessoas terão uma afinidade maior com a leitura e sim aumentando o intelecto dos brasileiros.

O conhecimento e elevação social deve à arte da leitura, e para despertar o interesse desta atividade, o investimento público deve ser maior. A leitura é muito importante para o crescimento do indivíduo, e o incentivo dela precisa ser maior.

Não importa o quão ocupado você acha que é, você deve encontrar tempo para a leitura, ou irá render à ignorância voluntária. Leia, sempre! Não importa quem você seja, não importa onde você more,o que você não lê é muitas vezes tão importante quanto o que você realmente lê.

Torço para que esse país um dia abra o olho e veja a importância da arte e da cultura na vida do ser humano. E valorize isso, como uma área extremamente importante na reconstrução desse mundo que está quase perdido. É preciso fazer as coisas funcionarem de maneira correta. Analisando a situação de baixo para cima e de cima para baixo, não só incentivando o artista, mas criando mecanismo para que a arte seja vista nesse país com outros olhos. Trabalhando inclusive, a prática de leitura que é um problema sério no Brasil.
O importante não é o que você lê, é o que você aprende lendo. Importante é buscar algo que te deixe curioso, que te faça querer mais depois de aprender. Motivação é consequência do resultado, não existe motivação duradoura. Tranquilidade é inspiração, combustível fundamental para criatividade e conquista. Sonho é a possibilidade de que tudo isso aconteça.

Ler pode mudar sua vida!

Abaixo deixo minha homenagem e meus agradecimentos ao escritor Walcyr Monteiro e ao pedagogo e incentivador da leitura Aguinaldo Rosa.

(Foto: Reprodução / Walcyr Monteiro)

(Foto: Reprodução / Agnaldo Rosa)




Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia que a mulher mais alta do Brasil é paraense? Conheça

Belém ganha nova Agência de Namoro e Matrimônio

Após injetar cimento, transexual recupera feições com procedimento