Hotel de Mosqueiro inspira coleção de designer de moda




Quem desembarca na ilha de Mosqueiro, Distrito de Belém, provavelmente se impacta com a peculiaridade do Hotel Farol, um dos mais antigos do nosso estado, datado de 1931, tombado como Patrimônio do Estado do Pará.

Pois é, o espaço inspirou a nova coleção de moda da designer Jackye Carvalho. As peças possuem influência da geometria que marca o estilo Art Déco e da Bauhaus (escola das artes plásticas e arquitetura de vanguarda da Alemanha). Por meio da técnica de sublimação, a designer estampa nas peças o grafismo dos pisos e azulejos do hotel.

As imagens foram gravadas em roupa de brechó, seguindo a técnica do upcycling - processo de criar algo novo e melhor a partir de itens antigos ou descartados.



O Hotel

O casarão foi erguido às margens do rio-mar para abrigar uma grande família que surgiu do romance entre um bragantino e uma jovem lusitana, na década de 1930. Repleto de azulejos portugueses, objetos seculares trazidos da Europa e traços das residências tropicais, o prédio, que data de 1931, é o mais antigo hotel em atividade na ilha.

Forjado sob a influência do estilo Art Déco (estilo artístico de caráter decorativo que surgiu na Europa na década de 1920), o local foi construído pelo advogado Zacharias Mártyres para abrigar seus 15 filhos, fruto de seu casamento com Adelaide de Almeida, lusitana que chegara ao Pará aos 9 anos de idade. O espaço é atualmente administrado por filhos e netos de Mártyres.

Por: Silvano Viana
Fotos: Divulgação
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia que a mulher mais alta do Brasil é paraense? Conheça

Belém ganha nova Agência de Namoro e Matrimônio

Após injetar cimento, transexual recupera feições com procedimento