FATOS & CURIOSIDADES: O constante hábito de ranger os dentes: BRUXISMO



 Bruxismo nada mais é do que o hábito de ranger os dentes (apertar fortemente os dentes).

Lembra quando seu cônjuge, namorado, pai ou irmão te disse que você fazia barulho ao dormir, mas você achou que era zoeira? Então! Pode ser que eles tivessem razão. Um dos sintomas mais evidentes do bruxismo é o barulho bem alto de ranger de dentes ao dormir.

Danos aos Dentes

Como a fricção entre os dentes pode ser bem forte, são grandes as chances de que eles sejam danificados de várias formas. Você pode perceber, por exemplo, que o esmalte está mais desgastado nas áreas em que eles se encontram ou, ainda, que um dente está doendo de uma maneira um pouco estranha.

Causas:

*Os médicos ainda não entendem completamente as causas que levam ao bruxismo. As possíveis razões físicas ou psicológicas para esse distúrbio podem incluir:

*Sensações de ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão

*Alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores (má oclusão)

*Outros problemas do sono, como a apneia do sono

*Resposta à dor de ouvido ou dor de dente (principalmente em crianças)

*Refluxo do ácido estomacal para o esôfago e para a boca

Efeito colateral incomum de alguns medicamentos psiquiátricos, tais como certos antidepressivos.
Como resolver o problema?


Seja qual for o sintoma ou se for mais de um deles, o primeiro cuidado é sempre o mesmo: procure um dentista imediatamente. Através de uma análise visual e de algumas perguntas feitas a você, o profissional poderá avaliar se o que você apresenta pode ser o bruxismo ou não. Depois, podem ser feitos exames mais detalhados, para assegurar o diagnóstico.

Viu como você não precisa ficar nervoso? Muito pelo contrário! Seja através de produtos odontológicos específicos ou tratamentos terapêuticos,Causas comuns deste sintoma
O ranger de dentes ou bruxismo pode não ser causado por doenças subjacentes. Algumas causas comuns são alinhamento anormal do maxilar, concentração intensa ou ansiedade situacional (não o transtorno de ansiedade).

Existem diversos tratamentos, que podem ser indicados, mas sempre de acordo com o tipo e intensidade do bruxismo. O controle geralmente é feito por uma equipe multidisciplinar que envolve dentista, fonoaudiólogo e psicólogo, dependendo do caso, o controle da doença pode envolver o uso de placas, toxina botulínica, remédios e até mesmo terapia para o controle do stress e da ansiedade.

“Tomando todas essas medidas e procurando o tratamento adequado, o paciente pode manter a doença sob controle de forma praticamente imperceptível, tendo qualidade de vida e não prejudicando dentes, músculos e articulações”

É isso gente,cuidem de vocês e caso sofram de algum desses sintomas, procure um médico e voltem a ter uma noite mais tranquila de sono!

Amor, Gratidão e fé.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia que a mulher mais alta do Brasil é paraense? Conheça

Belém ganha nova Agência de Namoro e Matrimônio

Após injetar cimento, transexual recupera feições com procedimento