Pará é o maior produtor de pimenta do Reino do Brasil




Não é novidade que o nosso estado é uma terra de grandes riquezas, seja cultural, seja material. A última evidência está relacionada à agropecuária e muito orgulha quem aqui nasceu.

Dados divulgados pelo Censo do IBGE, reafirmados pela Embrapa Amazônia Oriental, dão conta que o estado é o maior produtor nacional de pimenta-do-reino com 30 mil toneladas apenas em 2017, seguido do estado do Espírito Santo, na região sudeste, e Bahia, no nordeste.  

A produção brasileira em 2016 foi de 45 mil toneladas assegurando a posição do Brasil entre os quatro países com maior produção e exportação de pimenta-do-reino no mundo.  

Tradicionalmente quase todos os municípios paraenses atuam ou atuaram no cultivo desta planta, que tem sua produção enviada para outros países. Somente 10% ficam no País para o consumo interno, que historicamente flutua entre 5 mil e 7 mil toneladas. O Pará continua responsável pela maior parte da produção brasileira, entre 60% a 70%.

Mesmo com as problemáticas relacionadas às pragas que tem destruído várias plantações, os cultivadores da pimenta seguem confiantes em dias melhores, como os vividos até meado de 2015, quando ocorreu o ciclo histórico de maior alta da produção.




Texto: Silvano Viana
Fotos: Divulgação 
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia que a mulher mais alta do Brasil é paraense? Conheça

Belém ganha nova Agência de Namoro e Matrimônio

Após injetar cimento, transexual recupera feições com procedimento