Vigia celebra Nossa Senhora de Nazaré. Conheça como surgiu a devoção




Vigia, município localizado no nordeste paraense é conhecido pelo badalados blocos de carnavais que movimentam centenas de pessoas todos os anos para a cidade. Mas também se tornou popular pela devoção a Nossa Senhora de Nazaré. Todos os anos no segundo domingo de setembro ocorre o Círio de Nazaré, considerado o mais antigo do Pará, promovido há mais de 300 anos.

Mas você sabe como tudo começou? De acordo com historiadores a devoção remonta a colonização portuguesa na região por volta dos anos de 1616 e 1653, mais tarde enraizadas com a chegada dos padres jesuítas naquela localidade.

Um dos símbolos que representam o início da evangelização em Vigia de Nazaré é a construção da igreja de pedra, dedicada a Nosso Senhor dos Passos, datada do século XVIII, e a vila de Porto Salvo povoada pelos jesuítas a fim de desenvolver a agricultura como ponto importante da economia local.

O Círio de Vigia segue os mesmos rituais do realizado em Belém, com as romarias e símbolos, a exemplo, dos objetos que representam promessas e os ícones da procissão, como a berlinda e o manto que veste a imagem.

Imagem de Nazaré de Vigia. Foto: Divulgação


Imagem roca

Muitas pessoas têm a inquietação sobre a imagem de Nossa Senhora de Nazaré venerada no município de Vigia. Ela traja roupas em tecidos e usa peruca. Pois é, a imagem segue um modelo chamado de estátua de roca, ou imagem de roca, estilos de imagens sacras que se destinam a ser levadas em procissão e que são vestidas com trajes de tecido. Este gênero adquiriu considerável importância no culto católico especialmente durante o período barroco, estendendo-se até meados do século XIX.

No caso de Vigia, quando a imagem foi trazida ao Pará já estava com um manto. A tradição foi mantida e, ao longo dos anos, ela foi ganhando vários outros. A imagem autêntica recebeu um manto bordado a ouro e pedras preciosas, além de receber a Coroa Pontifícia. Daí em diante, vários católicos e estilistas passaram a confeccionar o manto.

Círio de Nazaré em Vigia. Foto: Divulgação

Texto: Silvano Viana 
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia que a mulher mais alta do Brasil é paraense? Conheça

Belém ganha nova Agência de Namoro e Matrimônio

Após injetar cimento, transexual recupera feições com procedimento