Você sabe o que é o turu? Conheça as propriedades do alimento marajoara



Atleta do UFC Iuri Marajó ingerindo o turu. Foto: Divulgação

O Arquipélago do Marajó é conhecido pela diversidade das inúmeras ilhas e histórias que cada uma preserva. Em qualquer lugar desse imenso pedaço do Brasil paraense é fácil de encontrar peculiaridades, como é o caso que vamos mostrar nessa reportagem.

O município de Soure, um dos 23 que compõem o arquipélago é cercado de muitas culturas, como a criação de bubalinos, as praias paradisíacas, mas também se destaca pela culinária exótica. Algum tempo o consumo do turu, uma larva branca retirada de tronco de arvores em decomposição nas várzeas e mangues, se tornou comum entre muitos moradores da região. Mas será que a iguaria faz bem a saúde?

O Planeta Pará conversou com o nutricionista clinico e esportivo Paulo Rodrigues sobre as propriedades desse alimento. De inicio, o especialista afirma que o turu é rico em cálcio e proteína, isso significa que quem o consome tem mais disposição, por exemplo, para práticas esportivas, além disso, o alimento contribuir para o crescimento muscular, o fortalecimento e formação de ossos e dentes e no combate de doenças, como é o caso da osteoporose.

O consumo do turu ganhou popularidade a partir da crença de que ele seria afrodisíaco e possibilita disposição sexual para quem consume. Porém o nutricionista afirma que ainda não existe comprovação: “não existe nenhuma literatura que comprove que ele é afrodisíaco. Mas vale ressaltar a importância da cresça popular para nossa cultura”.

Assim todos os alimentos, a higiene no preparo é fundamental para combater possíveis doenças, principalmente as infecciosas, assim ressalta Paulo, por isso o ideal é não ingerir o turu inatura, ou seja, cru: “Os riscos se passa a partir de uma má higienização e falta de cocção (cozedura) do alimento. Uma das formas de consumi-lo é como sopa, uma vez que existe o processo de preparo e cozimento, evitando assim quaisquer problemas possíveis futuramente”.



Texto: Silvano Viana

Foto: Reprodução Facebook
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia que a mulher mais alta do Brasil é paraense? Conheça

Belém ganha nova Agência de Namoro e Matrimônio

Após injetar cimento, transexual recupera feições com procedimento