Fatos & Curiosidades: Círio de Nazaré - Amor, devoção e fé.



(Foto: Reprodução)

Nos dias atuais ouvimos muito falar na “força de acreditar”. A perseverança é uma característica impressionante do ser humano e imprescindível para qualquer cristão. Aquele que persevera é constante, mesmo que as circunstâncias sejam adversas.

A promessa é um compromisso que firmamos com Deus, para rogarmos que Ele escute nossas preces e atenda algum pedido necessário ao nosso bem-estar ou à nossa sobrevivência. Em troca, prometemos louvor, devoção e uma espécie de “sacrifício” para provar nossa gratidão e honrar o nome do Senhor. Filhos que pedem por suas mães, pais desesperados que recorrem aos santos para curar doenças na família, devotos que procuram emprego, paz ou reconciliação…
São muitos os motivos que levam as pessoas a pedirem ajuda divina.

No Círio de Nazaré essas promessas são dirigidas à mãe de jesus,para que por meio dela e por seu amor maternal todos os pedidos sejam ouvidos e  atendidos levados por ela à seu filho Jesus Cristo e assim então a Deus.

(Foto: Reprodução)


Início da devoção no Brasil

A devoção por Nossa Senhora de Nazaré em território brasileiro foi uma herança de Portugal, e começou na cidade de Vigia, no nordeste do Pará. Mas o início do que viria a ser o Círio aconteceu no ano de 1700, em Belém, quando o caboclo Plácido José dos Santos andava pela antiga estrada do Utinga, atual avenida Nazaré, e viu às margens do igarapé Murutucu (que era localizado atrás do que hoje é a Basílica) uma pequena imagem da virgem Maria. Ele a levou para casa, a colocou em um dos cômodos e foi dormir. No dia seguinte, ao procurar a imagem, constatou que ela havia sumido. Surpreso, Plácido retornou até o igarapé e a reencontrou no mesmo lugar que estava no dia anterior.

Plácido, então, imaginou que este fosse o desejo da santa, e decidiu construir uma pequena capela para a imagem. Com o tempo, a notícia do “milagre” se espalhou e atraiu diversos habitantes da cidade que, de curiosos, passaram a fazer parte do grupo de fiéis devotos a Nossa Senhora. A cada ano, aumentava o número de pessoas que procuravam a imagem milagrosa e, ao alcançar suas graças, retornavam até a cabana do caboclo para ofertarem ex-votos, objetos de cera representando membros do corpo humano, muletas ou retratos, forma utilizada pelos fiéis para demonstrar o reconhecimento pelos pedidos atendidos.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

A procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré é sempre no segundo domingo de outubro, esse ano dia 14, mas as celebrações tem início na terça-feira, dia 09/10, com uma missa solene. Na quinta, 11/10, acontece a Missa de apresentação do manto. Na sexta-feira, 12/10,  a imagem é levada aos moradores dos municípios de Marituba e Ananindeua, em um trajeto de 55 km.

No sábado, 13/10, a imagem segue até o distrito de Icoaraci, de onde parte a romaria fluvial conhecida como Círio das Águas. Na chegada de barco até a capital, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é recepcionada por motociclistas, que a escoltam até o Colégio Gentil Bittencourt, na Avenida Magalhães Barata. À noite, após a missa, uma nova comitiva conduz a imagem até a Catedral da Sé, com milhares de fiéis segurando velas. Quase todas as casas, estabelecimentos comerciais e públicos são decorados com o tema da festa.

Com ilustração de rosas e borboletas, o cartaz faz referência ao tema do Círio deste ano: “Uma jovem chamada Maria".

(Foto: Reprodução)

A imagem da Virgem de Nazaré fica exposta por mais 15 dias na Basílica. Então, se você quiser, pode dar uma esticadinha da viagem para poder conhecer o local com mais tranquilidade.O Círio de Nazaré é considerado o maior evento religioso do país e um dos que mais reúne fiéis em todo o mundo. Só para ter uma noção, a festa do Círio é tão importante em todo o estado do Pará que pode ser comparada a celebração do Natal.

A primeira procissão oficial do Círio foi realizada em 1793.

A tradição do Círio marca 226 anos de devoção mariana em Belém.

(Foto: Reprodução)

Tenha FÉ, CREIA, AGRADEÇA, CONFIE.

O poder está na fé, na caridade e na transformação do espírito.

Não importa a religião, não importa a Igreja, o que importa é a fé. Deus é um só, nós e que somos muitos e sem ele, não somos nada !

Leônia Teixeira.

(Foto: Reprodução)

Venham conhecer Belém e sentir de perto o poder do amor e da fé de cada um que acompanha o Círio de Nazaré.

anote essas dicas e prepare-se para andar muito!

Fazer uma boa alimentação antes de sair de casa;

- Usar roupas leves e confortáveis;pois em Belém faz muito calor.

- Beber água antes e durante a procissão, para evitar casos de desidratação.

- Importante usar roupas leves (de preferência de algodão) e evitar jeans.

A duração da romaria é uma controvérsia entre os fiéis. Já houve um Círio de Nazaré que durou dez horas. Foi o de 2004, que chegou ao ponto final (a Praça Santuário) às 16h. E já houve outros que chegaram antes do meio-dia.

Pra fechar o calendário, tem ainda a missa de encerramento às 19h30 na Basílica Santuário e o Espetáculo Pirotécnico. Este é um momento bastante aguardado e pode ser visto de longe, de vários bairros de Belém. Ele começa às 21h na Praça Santuário.

(Foto: Reprodução)

Eu vou indo e deixo vocês cobertos pelo manto sagrado da mãe de jesus e seguros pela proteção de Deus.

Amor, Gratidão e fé.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia que a mulher mais alta do Brasil é paraense? Conheça

Belém ganha nova Agência de Namoro e Matrimônio

Após injetar cimento, transexual recupera feições com procedimento