Fatos & Curiosidades: O boneco do fofão - O mistério da adaga!


(Foto: Reprodução)

Todos sabemos que o brasileiro é um povo supersticioso  e curioso. Se você cresceu nos anos 80 e começo dos 90, este boneco é o responsável por uma das maiores lendas urbanas brasileiras daquela época.

Originalmente este personagem ganhou fama através do programa Balão Mágico, programa este televisionado pela Rede Globo e esteve no ar de 1983 à 1986. Mas devido ao sucesso do personagem, acabou ganhando um programa de TV somente dele, na Rede Bandeirantes e ficou no ar de 1986 até o ano de 1989.

Estamos falando da lenda do Fofão. Se você não viveu naquela época, é possível que tenha ouvido a respeito.Reza a lenda que o ator (Orival Pessini) que atuava como o Fofão teria feito um pacto com o diabo para que ele conseguisse fama e dinheiro, em troca, ele “levaria” o satanás para dentro de todas as casas dos que comprassem os bonecos.

Outra teoria diz que os fabricantes é que seriam os seres do imundo e que tinham o mesmo intuito, de levar o mal para dentro das casas das pessoas. Ainda segundo a lenda o boneco deveria ser destruído imediatamente, de preferência com o fogo.

Na época,o fabricante não tinha  o enchimento em fibra de poliéster como hoje, então enchiam com microesferas de isopor. Como esse material não  dava estabilidade no boneco, precisou desenvolver uma estrutura em que se fixava a cabeça e, posteriormente, a introduzia no corpo, com boneco já envasado com as microesferas.

Para facilitar o processo, essa estrutura tinha forma alongada, o que se assemelhava a uma adaga. Mas ela não era pontiaguda nem cortante, assim afirmou o criador do boneco.

(Foto: Reprodução)

Varias pessoas acreditaram nessa lenda, alguns se desfizeram do boneco. O criador do boneco foi o Sr. Deusenir Prieto, gerente de desenvolvimentos na Mimo, que o fabricou no anos 80!

A lenda foi tão marcante que a revista Mundo Estranho de Outubro de 2015, quase depois de 20 anos depois do lançamento do boneco, trouxe como matéria de capa "Brinquedos Assassinos - As lendas urbanas dos bonecos do Fofão e Xuxa. Annabelle e outras maldições da vida real.

O parque com pacto demoníaco que matou seis; E muito mais!". Adivinha quem era o boneco da capa? Fofão, segurando um punhal.

(Foto: Reprodução)

Orival Pessini, foi quem deu vida ao Fofão e diversos outros personagens, morreu no dia 14 de outubro em São Paulo, vítima de um câncer. A família do ator, nascido em Pompeia em 1944, acompanhou de perto a luta dele contra a doença.

Em 2015 foi lançado o DVD #FofãoForever,recentemente, em 2016, o boneco do Fofão foi relançado pela empresa Anjo Brinquedos de Laranjal Paulista-SP.

É isso meus leitores, realmente existiu um punhal, mas era apenas a sustentação do boneco e não pacto demoníaco como muitos pensaram na época ou talvez não né, quem sabe realmente 100% de uma história?

Até o próximo domingo comigo no fatos e curiosidades.

Amor, Gratidão e fé.






Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia que a mulher mais alta do Brasil é paraense? Conheça

Belém ganha nova Agência de Namoro e Matrimônio

Após injetar cimento, transexual recupera feições com procedimento